quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Leigos a serviço das vocações

Na década de 1930, surgiu entre os católicos americanos um movimento de leigos, imitando um pouco em sua metodologia de trabalho o Lions Club e que por isso mesmo tomou inicialmente o nome de Serra Clube. “Leigos a serviço das vocações” – era seu lema e objetivo de sua ação.  O nome do patrono é homenagem ao Frei Junípero Serra, grande apóstolo franciscano espanhol, que por mais de trinta anos foi  missionário no México e na então chamada Nova Espanha, hoje Califórnia. Aí começou o Serra Clube com suas reuniões mensais, realizadas durante uma refeição, à imitação do Lions e  de outros movimentos semelhantes. Frei Junípero foi beatificado pelo Papa S. João Paulo II no dia 25 de setembro de 1988 e agora canonizado pelo Papa Francisco, quando de sua visita a Washington em 23 de setembro deste ano.
O Serra Clube, hoje denominado Movimento Serra, formado de leigos, homens e mulheres, tem por finalidade rezar e trabalhar pelas vocações  sacerdotais e religiosas  na Igreja. È urgência absoluta na pastoral da Igreja o desenvolvimento e cultivo das vocações de especial serviço eclesial, como são os sacerdotes e os religiosos, consagrados ao serviço de Deus, ao anúncio do Evangelho, com a palavra e o exemplo.
 Seus objetivos são:  favorecer e promover vocações  ao serviço ministerial na Igreja e apoiar os sacerdotes em  seu sagrado ministério; valorizar e animar entre os leigos a vida religiosa consagrada; ajudar seus membros a reconhecer e responder com sua própria vida a dignidade de cristãos em meio ao mundo.
                O Movimento  Vocacional Serra chegou ao Brasil  na segunda metade do século passado, trazido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Jaime Câmara, que encontrou na pessoa do primeiro presidente brasileiro, Luiz Alexandre Compagnoni,  grande líder e devotado apóstolo das vocações sacerdotais e religiosas. Com zelo e competência, o Compagnoni fundou o Serra nas principais capitais brasileiras e inúmeras outras cidades. Hoje o Movimento Serra tem um conselho nacional, com sede em Curitiba-Paraná e  se  encontra em plena expansão em mais de duzentos centros espalhados em todo o Brasil.
                Estive esta semana em Aracaju e pude admirar a vitalidade e a ação do Movimento Serra, ali  fundado em  1977, quando era Arcebispo Dom Luciano José Cabral Duarte e eu era seu bispo auxiliar. A atuação do Movimento Vocacional  Serra Clube se faz sentir no despertar das vocações sacerdotais e no cuidado com o Seminário Arquidiocesano.   
                Que São Junípero Serra abençoe os esforços e trabalhos dos sócios sergipanos do Movimento, que leva seu nome,  para sempre maior vitalidade da presença da Igreja no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário