quinta-feira, 11 de junho de 2015

BISPOS SALESIANOS EM TURIM

“Carisma salesiano e o ministério episcopal” foi  tema de estudos e reflexões, a que se dedicaram os bispos salesianos do mundo inteiro, na última semana do mês de maio.. Convidados que fomos pelo Reitor Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chavez, e vindos de todo o mundo, reunimo-nos 88 bispos e quatro cardeais da Família de Dom Bosco em Turim, Norte da Itália, junto à Casa-Mãe da Congregação e berço da Obra salesiana, no bairro Valdocco. Os cardeais eram Dom Tarcísio Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade, Dom Oscar Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Dom Rafael Farina, Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé e Dom José Zeh Zen, bispo emérito de Hong-Kong, na China.
            Os três dias foram particularmente ricos de significado eclesial e salesiano. No sábado, dia 22, participamos na Catedral de Turim do penúltimo dia da Exposição do Santo Sudário, com a Santa Missa presidida pelo Reitor Mor, com a presença do Sr. Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Polletto. O domingo 23 foi consagrado à Colina Dom Bosco, onde nasceu nosso Santo, em Castelnuovo Dom Bosco, no Monferrato – Piemonte. Participamos da Santa Missa, presidida pelo Secretário de Estado, que transmitiu o decreto do Santo Padre, ornando com o título de Basílica a principal igreja dedicada a S. João Bosco. A segunda-feira, enfim, dia 24, celebramos a festa de nossa Mãe e Padroeira, Maria Auxiliadora, em sua Basílica, construída pelo Fundador dos Salesianos em 1868, já ampliada, e recentemente embelezada. Nela, se conserva a Urna de Dom Bosco com seu corpo, cujo fac-símile está percorrendo o mundo salesiano, com uma relíquia insigne de parte notável de seus restos mortais. À noite, realizou-se a magnífica procissão, com organização impecável e grande participação do povo, presidida também pelo Arcebispo de Turim, que já presidira a Missa Pontifical da manhã.
            Os assuntos estudados foram de importância e atualidade notáveis. Padre Pascual, Reitor Mor, abordou o tema “Uma visão da vida consagrada – atualidade e perspectivas”. Quatro bispos, um belga, um angolano, um brasileiro (Bom Jesus da Lapa-Bahia) e um chileno expuseram o tema “A missão juvenil e o carisma educativo na animação pastoral da diocese”. No segundo dia de estudos, foi tratado o tema: “A visão dos bispos na orientação da Congregação no presente momento”. E aí falaram: o cardeal hondurenho, o cardeal chinês, um bispo holandês, um da África e outro da Índia. Como sempre, seguido de debates, com oportunas intervenções. No último dia, o tema tratado foi “Uma melhor comunicação entre os bispos salesianos e a Congregação”.  Os expositores foram o brasileiro, auxiliar de S. Paulo, Dom Tarcísio, um boliviano e mais um filipino.

            Assim voltamos para nossos países, de coração repleto das grandes emoções daqueles dias e a mente enriquecida da atualização de tantos temas importantes na vida da Igreja e da Congregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário